Skip to main content

Outlook for 2024.

2024

Maria Rebelo Monteiro, Project Manager at Openbook Engineering, shared with Anteprojectos magazine her vision of the Design & Build market for 2024.

Read his thoughts in the text below.

 

[text in Portuguese]

Apesar de 2024 trazer consigo algumas incertezas, antevê-se um crescimento no setor de Design & Build, em Portugal. É um facto que o nosso pipeline contempla obras de grande relevo, contudo, é crucial ressalvar os desafios acrescidos que daí advêm.

A primeira grande questão reside na dificuldade na contratação de quadros técnicos, especialmente jovens. Este fenómeno pode ser atribuído à crise de 2008/2012, que afetou particularmente a construção civil, levando muitos jovens a afastarem-se do curso de Engenharia Civil. Assim, um setor outrora sobrecarregado de profissionais viu a sua realidade alterada, havendo inclusivamente faculdades que não obtiveram alunos suficientes para abrir o curso. Hoje, enfrentamos as consequências dessa crise: um grande constrangimento na contratação de jovens engenheiros que venham renovar os atuais quadros.

No que diz respeito aos recursos qualificados necessários para a execução da obra, nos últimos anos, tem-se verificado uma crescente preferência dos jovens pelo setor terciário, esvaziando o setor secundário de recursos humanos capazes de acompanhar o seu crescimento. Independentemente de se considerar legítima essa transição, a realidade é que ela introduziu uma dificuldade acrescida ao nosso setor, tornando particularmente desafiador cumprir os prazos estabelecidos, devido à escassez de mão-de-obra qualificada.

Por último, o aumento do custo dos materiais, embora não seja novidade, continua a apresentar desafios. A volatilidade nos preços e a rapidez com que aumentam significativamente, resultam em desajustes nos budgets definidos pelo cliente em relação à realidade atual. Este cenário acrescenta uma camada adicional de complexidade, exigindo uma gestão cuidadosa para garantir a sustentabilidade dos projetos num ambiente económico desafiador.

Estes desafios devem impelir-nos a querer fazer melhor, a repensar criticamente e ter uma visão de longo prazo para o nosso setor.

Para a Openbook Engineering, com a implementação mais alargada de ferramentas como o BIM (Building Information Modeling) que otimiza os processos, e suportados pelo know-how e resiliência da nossa equipa, estamos confiantes de que 2024 será um ano de grande crescimento e aprendizagem. E assim o desejamos também para todo o setor.

 

Article previously published in Anteprojectos.

Leave a Reply