The behaviour of the Portuguese office market in 2024

12.11.2024

Tiago Falcão, Partner at Openbook Real Estate, took part in Vida Imobiliária magazine’s opinion forum on forecasts for the behaviour of the Portuguese office market in 2024.

Read his thoughts in the text below.

[text in Portuguese]

Após uma adaptação a uma realidade inflacionista o mercado de escritórios deverá acelerar, ainda que com alguma contenção, em 2024.

The behaviour of the Portuguese office market in 2024

O abrandamento da inflação e a previsão do início da descida das taxas de juro são alguns dos indicadores mais otimistas para que seja possível a renovação da confiança dos investidores e o aumento progressivo do nível de investimento no imobiliário comercial.

No mercado ocupacional a oferta de espaços diferenciados mantém-se um dos principais desafios, existindo uma maior preocupação das empresas na integração e cumprimento das métricas ESG dos espaços a ocupar.

A capacidade de resposta à procura reprimida por espaços ajustados a estas novas realidades e a escassez de oferta de produto de qualidade continuará a ditar a atual tendência na subida das rendas prime.

A redefinição das estratégias das empresas e dos seus espaços de trabalho, por forma a recuperar a cultura corporativa e a produtividade dos seus colaboradores, terão um papel crucial na dinâmica do mercado de arrendamento em 2024 e no que isso representa para o futuro da nossa economia.

Article previously published in Vida Imobiliária.